
Não consegui me apegar aos detalhes, mas percebi que se tratava de um desejo fora do comum. Parecia que estavam escolhendo o vestido de suas formaturas e não do matrimonio. Mulher tem muito disso em relação a vestidos. Homem usa o mesmo terno em várias formaturas, casamentos, reuniões e palestras, às vezes alternando a cor da gravata.
Citei a pouco a palavra matrimonio. Talvez essa palavra nem venha na cabeça delas quando estão diante de véus e grinaldas. A união abençoada por Deus fica em segundo, talvez em terceiro ou quarto plano.
As mulheres não querem o matrimonio, elas querem se vestir de noiva. Querem subir ao altar, mas não de qualquer jeito. Tem que ser com O Vestido. O mais branco, o mais longo, o mais bordado, ou mais isso ou mais aquilo; o mais lindo na visão delas. Logo depois é que vem a cerimônia. E não pode ser qualquer cerimônia, tem que ser no nível da premiação do Oscar. Tapete vermelho e tudo mais.

E um fotógrafo não basta, precisa ser um batalhão deles. Como nos aeroportos, quando ficam todos espremidos em poucos metros quadrados a espera de um astro do rock, um presidente da republica ou uma seleção de futebol após vencer uma Copa do Mundo.
Para a mulher, o álbum de fotografias do seu casamento tem que ser melhor que o próprio casamento. O marido não precisa ser lindo. A sogra pode ser gorda e o sogro um careca que usa bigode, mas as fotos terão que ser as mais lindas possíveis e em grande quantidade com inúmeras poses.
E o álbum não pode ser também qualquer caderninho de brochuras, tem que ser daqueles que vem dentro de uma caixa fechada gigante. No estilo dos livros sagrados das fábulas, amarrado por um cordão todo estilizado. Bem provável que o álbum seja mais caro que o Buffet.
Agora, para que tudo isso?

E para aquelas que também presenciaram a cerimônia, amarguem mais uma vez o seu sucesso. Não basta ter sido um sucesso, é preciso ostentá-lo. É preciso arrancar suspiros das amigas tidos como encalhadas. Aquelas que chegam aos 30 e ouvem sempre que estão ficando para titia. Que se não casar até essa idade, homem nenhum mais irá querer.
Porque não basta dizer que a festa foi linda, é preciso matar a cobra e mostrar o álbum. Fui embora e as deixei sonhando acordadas com as fotos dos vestidos. Quem sabe eu esqueça o sonho de ser um escritor e vire fotógrafo.